LiteraTamy
LiteraTamy

dezembro 2017
D S T Q Q S S
« out    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Categorias


LiteraTamy

Por lugares incríveis

Tamy GhannamTamy Ghannam

    Violet Markey e Theodore Finch são dois adolescentes que cursam o ensino médio no mesmo colégio. Ela é a típica garota popular com a vida ideal, repleta de amigos e reconhecimento. Theodore é tido por aberração, sempre desajeitado e com atitudes bizarras. Até aí, o livro parece ser nada mais do que o lugar comum que envolve os Young Adults em geral; a história, porém, vai muito além disso.

   O garoto sofre com a indiferença de seus pais, violência doméstica e uma doença que o faz ficar dias desacordado. Ele busca a si mesmo através da multiplicidade de personalidades, ora Finch anos 80, outrora Finch tipicamente americano e assim por diante. A garota, por sua vez, passa por um momento de superação da morte da irmã. O sentimento de culpa que a acomete faz com que ela perca sua identidade e passe a ver o mundo de outra forma. Apesar de serem diferentes, a solução que ambos encontram é a mesma: pular da torre da escola e acabar logo com aquele sofrimento. O que eles não esperavam era encontrar um ao outro na mesma situação.

   A partir do encontro salvador dos dois adolescentes, o livro passa a ganhar rumo. Finch e Violet se tornam parceiros em um trabalho interessante de geografia, que consiste em conhecer lugares diferentes de seu estado e reunir informações sobre eles. Durante essas viagens por Indiana – interessantíssimas e, em sua maioria, baseadas em lugares reais – os jovens iniciam um processo de aceitação de si mesmos, sentem-se mais seguros para desabafar entre si, enfrentar suas tormentas, construir suas visões e desconstruir as de terceiros.

    O livro traz incríveis indicações musicais, tais como Talking Heads, Johnny Cash, Joy Division e Sex Pistols, fora as maravilhosas influências literárias, que vão desde Cesare Pavese e irmãs Brontë até Virginia Woolf, autora cuja obra As Ondas tem papel de destaque no relacionamento dos protagonistas.

post

   Por lugares incríveis é dividido em capítulos curtos, narrados por Finch ou por Violet, o que o torna ativo e não revela por completo os sentimentos e emoções de ambos, fazendo com que a imaginação do leitor trabalhe para descobrir quais foram os motivos e as sensações que levaram os personagens a tomar determinadas decisões.

    A autora Jennifer Niven desenvolve a ideia do suicídio com seu devido valor, justamente por ter sofrido e experimentado esta dor em sua vida pessoal. Trata-se, portanto, de um livro que abre os olhos para a importância das conversas, da sensibilidade e da ajuda profissional como forma de evitar o que ainda é visto como grande tabu.

   A obra transcende o universo clichê dos YAs mantendo aquilo que há neles de essencial, aquilo que encanta tantos jovens ao redor do mundo: o apegar-se à história e seus constituintes. Dentro de sua proposta, é um dos melhores infanto-juvenis que li nos últimos tempos, e por isso merece a maior classificação. Ao iniciar a leitura, esteja preparado para sorrir, chorar, enraivecer-se e, principalmente, viajar por lugares incríveis…

 Não são muitas as pessoas que diriam isso de mim, mas um ponto positivo da vida é que podemos ser alguém diferente pra cada pessoa.

 lugares-incriveisCOMPRE O LIVRO por este link e ajude o LiteraTamy sem gastar nada a mais por isso!

20 anos, São Paulo, Letras. Apaixonada por literatura, compartilhando experiências literárias através da internet.

Comentários 0
Atualmente não há comentários.