Quando se trata de contar histórias, tem menos valor o que é contado do que como contar. Sendo o autor um sujeito que organiza...
Por que ler O Hobbit?
Adiei a leitura de O Hobbit durante muito tempo e por motivos mesquinhos: como grande fã de Harry Potter, sentia que mergulhar em outro oceano mágico seria traição. Até que a curiosidade falou mais alto e já adulta resolvi ultrapassar o bloqueio e finalmente conhecer Tolkien. Qual foi a minha surpresa quando me vi completamente envolvida pela estória do pequeno Bilbo e suas aventuras, encantada por cada detalhe construído pelo escritor e pelo mundo tão diferente do de J.K. Rowling, mesmo que a magia e as criaturas fantásticas estejam presentes em ambos.
Por isso o post de hoje é destinado a todos aqueles que ainda não se convenceram de que ler O Hobbit vale a pena. Gostaria de expor alguns pontos principais que considero fortes na defesa do até então único livro que li do escritor sul-africano.

2. OS PERSONAGENS SÃO EXTREMAMENTE CATIVANTES e bem construídos, com destaque ao protagonista. Tomando-o de exemplo, como hobbit que vive confortável e comodamente sua rotina pacata e sem muitas novidades, diante da inesperada missão a que é requisitado Bilbo Bolseiro não perde suas raízes de sujeito apreensivo, estável e inteligente, mas aprende a conviver com elas de forma que não as perca mas não deixe de evoluir, crescendo significativamente com o decorrer dos acontecimentos. E ele não é o único personagem com características marcantes. O mago Gandalf, os anões e as outras criaturas fantásticas que compõem a narrativa são dotadas de qualidades que representam ideais maiores e seus desenvolvimentos, escolhas e responsabilidades são deliciosos de acompanhar.
3. O UNIVERSO DO LIVRO É ENCANTADOR e absolutamente verossímil. O autor nos localiza na pequena e aconchegante toca do hobbit logo de cara e podemos enxergá-la em nossa frente como se fosse um ambiente conhecido há tempos por nós. É engraçado utilizar o termo “verossimilhança” para descrever um mundo fantástico e ficcional, mas a maestria de Tolkien é tamanha que isso é não só possível como necessário. A plausibilidade se mantém além da toca, invadindo florestas, castelos e permanecendo durante toda a busca pelo tesouro, repleta de obstáculos, interrupções e surpresas para os personagens e para os leitores. É fácil penetrar no cenário e visualizá-lo.
4. O LIVRO NÃO É UM CALHAMAÇO E A LINGUAGEM NÃO É COMPLICADA, portanto aqueles que temem dificuldades da leitura podem esquecê-las. As quase 300 páginas passam voando com tantas peripécias e com a fluidez da escrita, ao mesmo tempo que trazem exatamente o que é necessário para uma boa e descontraída descrição dos acontecimentos, dos espaços e dos personagens, promovendo aquele gostinho de quero mais. Se há dúvida de encarar a trilogia Senhor dos Anéis, este livro é uma ótima alternativa para saná-la. De fato, eu que antes era tão desinteressada quanto aos livros de Tolkien me vi sedenta por mais quando finalizei a leitura de O Hobbit.
5. MUITAS PESSOAS JÁ LERAM O HOBBIT, logo sua leitura poderá proporcionar discussões produtivas mesmo àqueles que não gostem tanto dele. Acredito que se um livro conquista leitores durante tanto tempo (já se passaram quase 80 anos desde sua publicação) é porque possui fortes qualidades e O Hobbit tem uma legião de fãs. O interessante de conhecer obras dessa dimensão é que elas propiciam não só reflexões individuais, mas também reflexões coletivas, o que é extremamente importante, visto que a aproximação gerada pela literatura é uma de suas funções mais sublimes.
Ficou claro que gostei muito dO Hobbit, mas ao expor esses tópicos não tenho a intenção de convencer ninguém a sentir o mesmo. O que espero é que deem uma chance a um dos maiores sucessos da literatura fantástica e que esses cinco motivos os levem a isso, pois seja qual for a sua opinião sobre o livro, garanto que a leitura de O Hobbit será válida.
ONDE COMPRAR? Compre o livro por este link e ajude o LiteraTamy sem gastar nada a mais por isso!
Tamy Ghannam
(contato@literatamy.com)
Eu AMO O Hobbit! É, sem sombra de dúvida, minha aventura favorita e acho difícil algum outro livro superá-lo.
Adorei a forma como você expôs a obra, sua escrita é muito boa!
Quando li O Hobbit, foi tão gostosa a leitura que li 100 páginas sem perceber! Realmente dá para notar a paixão na escrita do Tolkien e o cuidado que ele tem com as palavras!
Beijinhos, Hel.
http://leiturasegatices.blogspot.com.br/
Que legal seu blog. Confesso que ainda estou tendo um trabalho com o meu… adorei o design aqui.
O hobbit eu só vi o primeiro filme… acho que fiquei com medo de ler o livro, mesmo sendo pequeno, pois tenho certa ressalva com épicos ou histórias medievais. De toda forma, adorei os pontos que você defende. Quem sabe um dia não me aventuro em ler as aventuras de Bilbo. ahahah
Abraços!
Alexandre do blog Do Que Eu Leio
@_alexandremelo
Estou lendo O hobbit, o que empaca um pouco a leitura dele para mim é a pegada aventura do menino branco muito forte nele. Mas de resto vale muito a pena, adorei você ter contornado o formato resenha para fazer um texto diferente dos demais.
Pandora
O que tem na nossa estante
Eu adoro seu canal, mas ainda não conhecia o blog. Achei igualmente adorável! Confesso que tenho essa resistência com O Hobbit, mas seu post me deixou bem interessada. Parabéns pelo trabalho!!!
http://www.karolgoncalves.com
Karol,
Fico feliz que você tenha gostado do site e que meu texto tenha lhe trazido vontade de conhecer O Hobbit. Espero que goste! Beijos e apareça sempre